domingo, 5 de abril de 2009
quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009
Praias

Quem resolveu prolongar o feriado de carnaval no Litoral paranaense encontrou o céu
nublado e uma chuva leve na manhã desta quarta-feira de cinzas (25), tempo que deve se manter assim até o fim do dia, segundo previsão do metereologista Fernando Mendes do Instituto Tecnológico Simepar. Terça-feira (24) o dia também foi chuvoso, o que antecipou a volta de muitos veranistas do feriado de carnaval.
Mesmo com o tempo nublado alguns veranistas aproveitaram a manhã desta quarta para curtir as últimas horas de descanso.
A temperatura está mais baixa do que nos últimos dias. A mínima é de 20 graus e, a máxima, de 25. Em Antonina e Guaraqueçaba a temperatura deve ficar entre 18 e 24 graus. A previsão para quinta-feira (26) e o restante da semana é de sol encoberto e pancadas de chuva irregulares ao longo do dia.
Saúde

Uma das doenças mais comuns no verão é a conjuntivite, que pode ser causada por vírus ou bactéria. O sintoma é olho vermelho e coceira. Mas, na conjuntivite causada por bactéria há formação de pus. Já a viral costuma causar inchaço nos olhos. “A conjuntivite viral pode passar para outras pessoas com mais facilidade. Já a bacteriana é acompanhada de dor de garganta e mal-estar”, explica a médica oftalmologista Ana Teresa Ramos Moreira, do Hospital de Clínicas. A doença pode chegar a atingir os dois olhos.
A médica alerta que caso a pessoa apresente os sintomas deve procurar um oftalmologista para que seja feito o tratamento com o colírio correto. Na maioria dos casos o tratamento é simples, porém o da conjuntivite viral normalmente é mais longo.
Ana recomenda que a pessoa nunca se auto-medique, pois pode piorar o caso. “Nos casos mais graves pode haver diminuição temporária da visão, o que é resolvido com tratamento prolongado e adequado”, alerta a oftalmologista.
Ela destaca que é preciso ter cuidado com objetos pessoais - como fronhas e toalhas - pois a doença pode ser transmitida com o contato com o material contaminado. Locais em que há aglomeração de pessoas também podem facilitar a disseminação. A orientação é para que se mantenha higiene adequada dos olhos. "Se estiver com a doença, tenha cuidado para não passar a mão no olho e depois numa maçaneta de porta, por exemplo. Quem tocar no objeto, poderá pegar a conjuntivite", afirma Ana.
Segundo a médica, pode pegar conjuntivite na piscina. Principalmente se não houver a higiene correta e nem a utilização de cloro na água.
Os pais devem ter atenção no caso das crianças apresentarem outras doenças, como rinite, pois a criança pode ter também conjuntivite alérgica. Os sintomas mais comuns são coceira e vermelhidão nos olhos. “É preciso descobrir qual a causa da alergia, para então tratar a rinite e a conjuntivite”, explica Ana.
